Cursos disponíveis

Curso de formação continuada para professores de língua inglesa da rede pública e privada da região de Salto (SP).

Projeto de bolsa ensino "Estudando Língua Portuguesa com o Enem e grandes vestibulares do estado de São Paulo".


Área de Atividades de Filosofia dos 1ºs anos de

Técnico em Automação Integrado ao Ensino Médio.

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Sala das turmas de Projeto de Sistemas-1. 

Disciplina Projeto Integrador para o Primeiro ano do Médio Integrado a Informática

Disciplina de Projeto de Redes II para alunos do Médio Informatica

Desenvolvimento de projetos estudantis multidisciplinares para apresentação em feiras de ciência e tecnologia, elaboração de relatório técnico, diário de bordo, pôster e documentação do projeto e artigo acadêmico seguindo norma ABNT. 

Desenvolvimento de projetos estudantis multidisciplinares para apresentação em feiras de ciência e tecnologia, elaboração de relatório técnico, diário de bordo, pôster e documentação do projeto seguindo norma ABNT. 

Área de atividades dos alunos de FILOSOFIA de 2º ano de Ensino Técnico Integrado ao Médio

Princípios de Programação

Desenvolver lógica de programação utilizando fluxogramas e pseudocódigos para a resolução de algoritmos, servindo como base para programação estruturada.

Esse curso busca apresentar os conceitos, a arquitetura e as tecnologias relacionadas às Redes de Computadores e os princípios de construção de redes.


Projeto de Redes de Computadores.

Disciplina ministrada no 3° Ano do Médio Integrado em Informática.

Discussão de temas relacionados à integração e relacionamento do aluno ao mercado de trabalho.

Algoritmos e Programação

Desenvolver lógica de programação utilizando fluxogramas e pseudocódigos para a resolução de algoritmos, servindo como base para programação estruturada.

Programação estruturada utilizando a linguagem C. Resolução de algoritmos sequenciais, condicionais, repetição, matrizes, vetores e funções.


A disciplina apresenta os componentes de um computador e como cada parte se ajusta ao todo para cumprir suas finalidades. Também enfoca o funcionamento do computador, mediado por um sistema operacional.
Imagens de um gabinete com vários componentes.
São estudados diferentes tipos de periféricos e suas ligações com o computador e suas configurações.

Linguagens orientadas a objetos como Java se consolidaram no mercado
de tecnologia de informação. Infelizmente, a promessa dos bancos de
dados orientados a objetos não se tornou uma realidade, pelo contrário, o
mercado de bancos de dados é predominantemente dominado pelos
Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais. A diferença
entre os modelos baseados em objetos (das linguagens de programação)
e os modelos relacionais (dos bancos de dados) causou sérios problemas
ao desenvolvimento de software. Esse problema é tão famoso que ficou
conhecido como o desencontro de paradigmas Objeto-Relacional. Depois
de muito debate na comunidade acadêmica, surgiram as soluções
baseadas no mapeamento Objeto-Relacional - ORM (Object-Relational
Mapping). A linguagem Java incorporou uma especificação para ORM
conhecida por JPA (Java Persistence API) . Hibernate trata-se de um
framework que implementa uma solução ORM para a linguagem Java
respeitando as interfaces estabelecidas pela JPA. Este curso ensina as
melhores estratégias de realização de mapeamento Objeto-Relacional,
discute aspectos transacionais e de concorrência, além de ensinar o
desenvolvedor a escrever queries com a JPQL (Java Persistence Query
Language). O curso adota o uso de JPA como especificação e de
Hibernate como um provedor de JPA.

Conceitos básicos e fundamentos de redes de computadores. Infraestrutura de redes, Modelo ISO/OSI e pilha de protocolos TCP/IP. Planejamento de redes com IPv4 e IPv6.

Teoria Geral de Sistemas. Conceitos de Análise de Sistemas. Análise Estruturada de Sistemas. Análise Essencial de Sistemas. O Ciclo de Vida de um Projeto. Ferramentas da Análise de Sistemas. Critérios em Projetos de Sistemas. Estágios e Objetivos do Projeto. Técnicas de documentação.

Espaço dedicado aos alunos da disciplina de Inglês Técnico do curso de Tecnologia em Análise de Sistemas.

Área das disciplinas MP1 T5 e MP2 T6 do curso de ADS:

MP1 T5

Discussão das concepções de ciência e tecnologia; elaboração do conhecimento pela comunidade científica por diferentes modelos de ciência. Conceituação de metodologia científica e discussão da necessidade da produção científica. Elaboração de trabalhos dentro das normas e passos do encaminhamento e elaboração de textos científicos, com uso das normas da ABNT.

MP2 T6

Projeto, desenvolvimento e finalização do trabalho de conclusão de curso; elaboração de relatórios de acompanhamento; apresentação perante banca examinadora