Cursos disponíveis

Esse curso tem por objetivo introduzir programadores na Linguagem Python de forma prática, abrangendo: filosofia da linguagem python, primitivas de linguagem, interpretador, estrutura de dados, controle de fluxo de programa, funções, objetos, pacotes e interações.

Estudo da complexidade dos problemas ambientais; conferências mundiais sobre o meio ambiente; as diferentes abordagens da Sustentabilidade; metodologias de Educação Ambiental; a perspectiva ambiental do Cuidado. Reflexões sobre ações preventivas e de soluções para os problemas ambientais.


Atividades de Recuperação Paralela de Filosofia 1.os anos

Essas atividades são de oferta obrigatória da disciplina, entretanto são opcionais às/aos estudantes.

Elas compõem a Reavaliação Anual, juntamente com a prova final de reavaliação anual.


Disciplina de Língua Portuguesa e Literatura do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Disciplina de Inglês do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Filosofia 1ºs anos

Projeto de bolsa ensino "Estudando Língua Portuguesa com o Enem e grandes vestibulares do estado de São Paulo".


COMPETÊNCIAS:

- INTERPRETAR CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRONICOS

- INTERPRETAR ESQUEMAS E DIAGRAMAS ELETRICOS

- CONHECER E UTILIZAR DIVERSOS TIPODS DE INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELETRICAS

- LER E INTERPRETAR ENSAIOS E TESTES

- CONHECER TÉCNICAS DE SOLDAGEM E MONTAGEM DE COMPONETES

- ELABORAR RELATÓRIO TÉCNICOS

Sala de aula virtual da disciplina Língua Inglesa (3º Automação - Médio Integrado).

Sala de aula virtual da disciplina Língua Inglesa (3º Automação - Médio Integrado).

Sala de aula virtual da disciplina Língua Inglesa (1º Automação- Médio Integrado)

Língua inglesa para ensino médio integrado ao técnico em automação

língua inglesa para o ensino médio integrado ao técnico em automação - grupo 2

Inglês Básico integrado à automação industrial.

Espaço virtual para o compartilhamento de ideias , informações e sugestões da Comissão para Elaboração e Implementação de Projeto Pedagógico de Curso (CEIC) o curso de Informática Integrado ao Ensino Médio.


Curso:Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

Disciplina: Projetode Redes de Computadores II

Prof. Vitor | IFSP Salto

Sala de aula virtual da disciplina Língua Inglesa (3º Informática - Médio Integrado).

Sala de aula virtual da disciplina Língua Inglesa (3º Informática - Médio Integrado).

Curso de Sistemas Operacionais do Curso Técnico de Informática Integrado ao Médio

Disciplina de Projeto Integrador do 2o. Ano do Curso Técnico de Informática Intégrafo ao Médio 

A disciplina estabelece vínculos entre a teoria e a prática (práxis) a partir de problemas reais da área de atuação na qual o estudante está inserido, na perspectiva de fundamentar a efetiva integração entre o ensino técnico e sua atuação como profissional no mercado de trabalho e/ou empreendedor na área de TI. O componente curricular possibilita o desenvolvimento do estudante nas suas dimensões autônoma, crítica e criativa, como cidadão ativo, formador de opinião e transformador da realidade na qual se encontra.



A disciplina proporciona o desenvolvimento de um projeto de software utilizando os   conceitos apresentados nas diversas disciplinas vistas no curso.

Disciplina Projeto Integrador para o Primeiro ano do Médio Integrado a Informática

Disciplina de Projeto de Redes II para alunos do Médio Informatica

Desenvolvimento de projetos estudantis multidisciplinares para apresentação em feiras de ciência e tecnologia, elaboração de relatório técnico, diário de bordo, pôster e documentação do projeto seguindo norma ABNT. 

Princípios de Programação

Desenvolver lógica de programação utilizando fluxogramas e pseudocódigos para a resolução de algoritmos, servindo como base para programação estruturada.

EMENTA: A disciplina apresenta os principais elementos para o funcionamento de um computador de forma que seja utilizado em suas diversas aplicações. São estudados softwares de propósito gerais para gerenciamento de arquivos, acesso à internet, apresentação de palestras, processamento de textos e cálculos. 

OBJETIVOS: 

- Compreender a importância da tecnologia nos mais variados ramos do conhecimento humano;

- Reconhecer a Informática como ferramenta capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento, nas diversas áreas; 

- Utilizar os benefícios da Informática na realização das atividades do cotidiano;

- Utilizar as ferramentas básicas para a produção de textos, construção de gráficos e apresentações, e uso de correio eletrônico e ferramentas de pesquisa na internet, através do computador.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

- Software e Sistema Operacional;

- Classificação de Software;

- Humanware; 

- Sistemas de Numeração (Decimal, Binário, Octal, Hexadecimal);

- Endereçamento; Sistemas de Interpretação de Informação (AscII);

- Representação de Informação (textos, caracteres, números, imagem, som);

- Arquivos; Banco de Dados;

- Linguagens de Programação; 

- Programas-fontes; 

- Linkedição;

- Tradução;

- Compilação e Execução;

- Conceitos sobre Internet;

- Conceitos sobre Ferramenta Office

EMENTA:
A disciplina apresenta os conceitos da modelagem de sistemas segundo os conceitos da orientação a objetos.

OBJETIVOS:
  • Conhecer e aplicar as técnicas de análise orientada a objetos;
  • Conhecer e aplicar os diagramas da UML e sua utilidade dentro do contexto da Análise Orientada à Objetos;
  • Conhecer e aplicar as metodologias de desenvolvimento que fazem uso da Análise Orientada à Objetos.


Projeto de Sistemas 2 - técnico concomitante.

A disciplina apresenta os componentes de um computador e como cada parte se ajusta ao todo para cumprir suas finalidades. Também enfoca o funcionamento do computador, mediado por um sistema operacional. São estudados diferentes tipos de periféricos e suas ligações com o computador e suas configurações.

04_PCT_T4_PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL_Segunda_21_23_S306

Objetivo da comissão (resumo): Elaborar e acompanhar o PPC, em decorrência de sua implantação, reformulação e/ou atualização, 

língua inglesa para informática - semestre 2

Língua inglesa para informática - semestre 1

O curso de Gestão e Segurança de Dados, apresenta os pilares de segurança dos dados digitais (Integridade, Confidencialidade e Disponibilidade), as novas tecnologias e suas tendências.

Esse curso busca apresentar os conceitos, a arquitetura e as tecnologias relacionadas às Redes de Computadores e os princípios de construção de redes.


Projeto de Redes de Computadores.

Disciplina ministrada no 3° Ano do Médio Integrado em Informática.

Discussão de temas relacionados à integração e relacionamento do aluno ao mercado de trabalho.

Algoritmos e Programação

Desenvolver lógica de programação utilizando fluxogramas e pseudocódigos para a resolução de algoritmos, servindo como base para programação estruturada.

Programação estruturada utilizando a linguagem C. Resolução de algoritmos sequenciais, condicionais, repetição, matrizes, vetores e funções.


Linguagens orientadas a objetos como Java se consolidaram no mercado
de tecnologia de informação. Infelizmente, a promessa dos bancos de
dados orientados a objetos não se tornou uma realidade, pelo contrário, o
mercado de bancos de dados é predominantemente dominado pelos
Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais. A diferença
entre os modelos baseados em objetos (das linguagens de programação)
e os modelos relacionais (dos bancos de dados) causou sérios problemas
ao desenvolvimento de software. Esse problema é tão famoso que ficou
conhecido como o desencontro de paradigmas Objeto-Relacional. Depois
de muito debate na comunidade acadêmica, surgiram as soluções
baseadas no mapeamento Objeto-Relacional - ORM (Object-Relational
Mapping). A linguagem Java incorporou uma especificação para ORM
conhecida por JPA (Java Persistence API) . Hibernate trata-se de um
framework que implementa uma solução ORM para a linguagem Java
respeitando as interfaces estabelecidas pela JPA. Este curso ensina as
melhores estratégias de realização de mapeamento Objeto-Relacional,
discute aspectos transacionais e de concorrência, além de ensinar o
desenvolvedor a escrever queries com a JPQL (Java Persistence Query
Language). O curso adota o uso de JPA como especificação e de
Hibernate como um provedor de JPA.

Contéudo de acesso virtual da disciplina  Introdução de Sistemas Operacionais pertencente do curso de Tecnologia de Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Disciplina de Redes de Computadores apresentando comandos Linux, e introdução à programação Shell e Python. Configuração de servidores DHCP, DNS, Samba, Iptables, Squid e SSH.

Capacitar o aluno a:
  • Compreender os ciclos de desenvolvimento de sistemas;
  • Identificar os problemas envolvidos no desenvolvimento de sistemas;
  • Compreender os conceitos de projeto de sistemas;
  • Elaborar especificações de processos;
  • Elaborar diagramas de transição de estado;
  • Utilizar ferramentas automatizadas de análise;
  • Conhecer os modelos de análise Essencial e Ambienta;
  • Compreender o papel da análise de sistemas na programação e teste de sistemas.

Estrutura de Dados, Pesquisa e Ordenação

Curso de Gestão de Projetos de Sistemas para o curso de ADS (2018)

MP1 T5

Discussão das concepções de ciência e tecnologia; elaboração do conhecimento pela comunidade científica por diferentes modelos de ciência. Conceituação de metodologia científica e discussão da necessidade da produção científica. Elaboração de trabalhos dentro das normas e passos do encaminhamento e elaboração de textos científicos, com uso das normas da ABNT.

Conceitos básicos e fundamentos de redes de computadores. Infraestrutura de redes, Modelo ISO/OSI e pilha de protocolos TCP/IP. Planejamento de redes com IPv4 e IPv6.

Espaço dedicado aos alunos da disciplina de Inglês Técnico do curso de Tecnologia em Análise de Sistemas.

Área da disciplina MP2 T6 do curso de ADS:

MP2 T6

Projeto, desenvolvimento e finalização do trabalho de conclusão de curso; elaboração de relatórios de acompanhamento; apresentação perante banca examinadora