
Sistemas Operacionais II - Prof. Modesto
Familiarizar o aluno os conceito que envolvem a construção e operação de um Sistema Operacional Moderno.

Sistemas Operacionais I - Prof. Modesto
Familiarizar o aluno os conceito que envolvem a construção e operação de um Sistema Operacional Moderno.
![SIOP - Sistemas Operacionais [2023-1]](https://moodle.slt.ifsp.edu.br/pluginfile.php/100920/course/overviewfiles/2774872-sistemas-operacionais-icons-linux-windows-android-mac-ios-icons-vetor.jpg)
SIOP - Sistemas Operacionais [2023-1]
O Componente Curricular caracteriza os tipos de sistemas operacionais, históricos, características, componentes, plataformas de hardware suportadas e suas aplicações práticas. Trabalha na instalação de sistemas operacionais. Trabalha técnicas de gerenciamento de recursos de hardware para compreensão de sua operação, interações e funções de seus componentes e análise de desempenho. Trabalha com os recursos de gerenciamento e manutenção de segurança dos sistemas operacionais.

APS-Análise e Projeto de Sistemas copiar 1
Ementa: Esta disciplina trata da modelagem de sistemas orientados a objetos com modelos de
representação na linguagem UML. São apresentados todos os diagramas estruturais,
comportamentais e de interação. Finalmente, é abordado o processo unificado de projeto de
sistemas.
![AS1: Análise e Modelagem de Sistemas 1 [2023: ANA PROF]](https://moodle.slt.ifsp.edu.br/pluginfile.php/100184/course/overviewfiles/manutencaoDoSistema.png)
AS1: Análise e Modelagem de Sistemas 1 [2023: ANA PROF]
A disciplina apresenta os conceitos da modelagem de sistemas segundo os conceitos da orientação a objetos.
![HAR - Hardware [2s2022] - Grupo 2](https://moodle.slt.ifsp.edu.br/pluginfile.php/82344/course/overviewfiles/hardware.png)
HAR - Hardware [2s2022] - Grupo 2
A disciplina apresenta os componentes de um computador e como cada parte
se ajusta ao todo para cumprir suas finalidades. Também enfoca o
funcionamento do computador, mediado por um sistema operacional. São
estudados diferentes tipos de periféricos e suas ligações com o
computador e suas configurações.
![HAR - Hardware [1s2022] - Grupo 1](https://moodle.slt.ifsp.edu.br/pluginfile.php/82151/course/overviewfiles/hardware.png)
HAR - Hardware [1s2022] - Grupo 1
A disciplina apresenta os componentes de um computador e como cada parte
se ajusta ao todo para cumprir suas finalidades. Também enfoca o
funcionamento do computador, mediado por um sistema operacional. São
estudados diferentes tipos de periféricos e suas ligações com o
computador e suas configurações.

AS2-Análise e Modelagem de Sistemas II
Ementa:
A disciplina apresenta os conceitos da modelagem de sistemas segundo os conceitos da orientação a objetos.
Inglês Instrumental 1
Inglês Instrumental 1:
EMENTA: A disciplina apresenta os conceitos básicos da língua inglesa para o uso na área da informática.
OBJETIVOS: Desenvolver no aluno a compreensão escrita que permita compreender textos básicos, instruções e manuais utilizados na prática profissional. Formar um repertório de vocabulário básico na língua inglesa.
METODOLOGIAS: Atividades referentes as aulas assíncronas, disponibilizadas nesta plataforma (Moodle) e aulas síncronas a cada 15 dias via Google Meet. As outras metodologias a serem utilizadas serão diversificadas, procurando atender às necessidades do grupo, sem abandonar o aspecto da formação individual.
CONTEÚDO: o conteúdo está dividido em 3 principais frentes:
1- Writing and 2- Reading: Compreensão geral, técnicas de leitura (scanning, skimming), cognatos e predição, Gramática básica (simple present , verb to be, simple past, , pronouns) ,
3- Speaking: conversação, técnicas de argumentação e apresentação.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS PARA O PROFSSIONAL TÉCNICO EM INFORMÁTICA?
- A padronização de todos os termos da área é feita na Língua Inglesa.
- Mercado de trabalho: Estar bem preparado para o mercado de trabalho.
- Sabemos que o inglês é a língua mais falado em todo mundo, sendo considerada a língua universal. É , portanto, imprescindível o bom uso e aplicabilidade seja na escrita, na fala ou na oralidade.
Inglês instrumental: Saber usar os melhores instrumentos para minha autonomia/liberdade como profissional.
Descobrir o que motiva a aprender: Músicas? Games? Redes Sociais? Filmes? Séries? YouTube?
Quanto você quer evoluir? Hoje em dia, com tanta coisa disponível, você pode usar os tradutores, mas o quanto você vai aproveitar essas aulas para criar SUA AUTONOMIA
Quais os desafios do dia a dia? Posso "enganar" a professora e os meus chefes usando os tradutores, mas e quando aparecer um desafio inesperado? (Uma entrevista de emprego, por ex.)
Dicionários e sites com traduções de expressões:
- https://dictionary.cambridge.org/us/dictionary/englishportuguese/
- https://www.linguee.com.br/ (não amo, mas quebra um
- galho)
- https://www.wordreference.com/enpt/ (gosto um pouco
- mais do que o linguee)
- https://www.englishexperts.com.br/ (fórum muito bom pra
- achar expressões)
- https://www.teclasap.com.br/ (Site com boas traduções de
- expressões também)
- https://blog.influx.com.br/ (parecido com o teclasap)
- DUOLINGO
- https://lyricstraining.com/ (site para treinar com música)
- PODCASTS de nóticas (Global News, CNN), Podcasts nerds
- EWA (Bom para leitura.)
- HELLOTALK ( Bate papo com gringos do mundo inteiro)
Aplicativos e sites de aprendizado: